O GUARDADOR DE LIVROS

BIBLIOTECA NACIONAL DA AJUDA

lisboa

As palavras que aqui estão, nesta biblioteca, tiveram um guardador. Alguém que vigiou estes livros, que os ordenou e com eles conviveu. Alguém que, como escritor, reorganizou também palavras e com elas registou o tempo. Um guardador que era poeta; explorador de todas as  palavras, as suas e as guardadas nos livros.

Agora é tempo de libertar das densas páginas, as palavras e a beleza da poesia do guardador, Alexandre Herculano.

Partindo da obra seminal de Herculano, a “Harpa do Crente”, somos agora nós que fazemos essa arqueologia poética e redescobrimos na sua poética, umas luminosidade e modernidade surpreendentes.

Retiramos do livro as palavras e soltamos nas paredes e estantes da biblioteca essa nova poesia, entre o clássico e o moderno, o abstracto e o histórico e o humano e o digital.

Sobre a base do texto completo da “Harpa do Crente”, e depois de uma curadoria sobre essa obra, apresentamos em formato digital, num diálogo também com a arquitectura da Biblioteca do Palácio, esses reinventados versos que voam dos livros conceptual e literalmente, expondo ao olhar essa nova poesia que se acende da antiga.

Este é um exercício que os Colective of Two têm vindo a explorar. O mistério na fronteira do humano e do digital e esta tentativa de surpreender o olhar com poesia, de retirá-la do seu habitat tradicional e, destas novas perspectivas, redescobri-la enquanto expressão artística polifórmica e capaz de permanente reinvenção.

The Collective of Two são Gonçalo Santana e Vasco Barbosa, dois artistas multidisciplinares que exploram as novas geografias de expressão artística com especial atenção a este ar rarefeito onde convivem a tecnologia e a poesia.

 

 

Lisbonweek Palácio Nacional da Ajuda

Datas: 28 a 31 de Outubro (a exposição fica patente após a LisbonWeek'19

até dia 21 de Novembro nos dias úteis no mesmo horário)

Horário: 10:30 às 17:30

GONÇALO S.F.