ABOUT

POETA, NASCIDO EM LISBOA.

 

COM UM TRABALHO CENTRADO ESSENCIALMENTE

NA PRODUÇÃO POÉTICA, OS SEUS PROJECTOS

FORAM EVOLUINDO PARA OUTRAS LINGUAGENS ,

FORMATOS E SUPORTES EXPOSITIVOS E EDITORIAIS,

NUMA PROCURA PELA IDEIA DE “POESIA FORA DO LIVRO”.

 

Diluindo fronteiras entre disciplinas artisticas explora o video, o som, a fotografia, a street art e  a arte de intervenção, partindo sempre da palavra e da poesia.

 

Nos últimos anos, destaque para os poemas exibidos na inauguração da Rua Cor de Rosa, no Cais do Sodré, Lisboa, em parceria com o lendário designer gráfico Ricardo Mealha, com quem colaborou também noutro projecto cultural, em Lisboa e no Rio de Janeiro, no âmbito do evento “Ano Portugal-Brasil”.

 

Em 2016 concretiza o projecto “Post-it Poetry”, com afixação de post-it formato A1 com poesia manuscrita da sua autoria, nas ruas de Lisboa.

 

Em paralelo, numa residência criativa na cidade do Mindelo em 2017, ilha de São Vicente, Cabo Verde, levou o projecto Post-it Poetry, que resultou num livro, de edição numerada e impresso numa tipografia local, com 20 poemas em português e crioulo, numa edição bílingue com o titulo “Haikréus” e do qual resultaram 40 cartazes post-it de grande formato manuscritos, também em crioulo e português e afixados pela Ilha de São Vicente.

 

Em 2018, no âmbito do festival do CCP (Clube Criativos de Portugal) cria a instalação “Poesia Involuntária” onde, num suporte digital e interactivo, um programa de escolha aleatória, activado pela presença humana, exibe poemas de autoria própria.

 

Este ano (2019) tem nova intervenção no festival do CCP com a instalação “Hello Darkness My Old Friend”. Uma instalação que permite uma experiência imersiva, sensorial e poética, onde poesia se acende no interior escuro de uma escultura e onde se confrontam medos e escuridão.

 

Convidado para integrar a plataforma de artistas emergentes da DEGRAU em 2018, concretiza o seu primeiro projecto editorial em colaboração com esta na forma de um livro de poesia editado e publicado em Julho de 2019 com o título “Universo de Bolso”. Este livro representa a conclusão do projecto de poesia breve que povoou outras obras do artista e faz regressar às páginas de um livro a poesia que daí emanou.

 

Ainda este ano (2019) terá oportunidade de no âmbito da LX Week de intervir com uma instalação na biblioteca real do Palácio Nacional da Ajuda. Peça a inaugurar em Outubro.

 

Com projectos já aprovados para 2020, mantém uma disciplina de escrita diária enquanto viaja pelo mundo em busca de silêncio e oceano.

 

GONÇALO S.F.